Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira - EddBala Entretenimento

Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira - EddBala Entretenimento

Edd Bala

blog

Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira

lavagem do bonfimCerca de um milhão de fieis, entre turistas e baianos, deverão participar do tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (17). Foram cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) um total de 34 entidades, entre afoxés, bandinhas de sopro, grupos de samba e percussão, que partirão da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, em um percurso de oito quilômetros.

Um ato interreligioso no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia vai abrir a programação oficial, às 8h. Ele será conduzido pelo padre Valson com a participação do coral da Basílica e representantes da Federação Espírita da Bahia, Igreja Batista, Federação do Culto Afro Brasileiro, Hinduísmo e Organização Brahma kumaris.

Depois da cerimônia, o público segue no tradicional cortejo em direção à Basílica do Bonfim. A previsão de chegada é 12h, quando acontece a lavagem do adro e as escadarias com vassouras e água de cheiro pelas baianas e a tradicional queima de fogos e chuva de papel picado.

Depois do ritual religioso, a festa cede lugar ao profano e os participantes continuam a festejar nas barracas, nas ruas e nos outros eventos programados para a mesma data.

A parte profana termina na segunda-feira (21), com a tradicional Segunda-Feira Gorda da Ribeira. Já no domingo (20) são encerradas as festividades religiosas com uma Missa Campal e a apresentação do Terno de Reis.

Esquema especial

A Prefeitura preparou um esquema especial para a Lavagem do Bonfim, envolvendo diversos órgãos municipais. O público contará com quatro postos de saúde (Conceição da Praia, Calçada, Mercado do Peixe e Colina Sagrada), 181 banheiros químicos e mais de 4.000 metros de gambiarras, além Guardas Municipais e agentes da Transalvador organizando o trânsito nas imediações.

Fonte: IBahia

Deixe aqui seu comentário: