Arany Santana recebe Troféu Mário Gusmão - EddBala Entretenimento

Arany Santana recebe Troféu Mário Gusmão - EddBala Entretenimento

Edd Bala

blog

Arany Santana recebe Troféu Mário Gusmão

Pedagoga com formação acadêmica também em artes cênicas e especialização em história da África, Arany Santana, que atualmente exerce o cargo de diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, será uma das personalidades homenageadas na entrega do Troféu Mário Gusmão nesta sexta-feira (22), em Cruz das Almas. A Solenidade de Premiação acontece no último dia do Fórum da Igualdade Racial, a ser realizado no município entre os dias 20 e 22 de novembro, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O Troféu Mário Gusmão homenageia personalidades negras das artes, política e cultura que contribuem para a promoção da igualdade racial e inclusão social. Artistas como Zezé Motta e Antônio Pitanga, personalidades da política como Luiza Barros e Benedita da Silva, e referências da cultura popular da Bahia como Mestre Roque e Dona Santa, são alguns dos nomes que já receberam o prêmio.

Entre os fatos de sua extensa trajetória, Arany Santana teve papel importante na fundação do Movimento Negro Unificado, e do Ilê Aiyê, o mais antigo movimento negro do Brasil. Tem uma ampla carreira pedagógica, sempre contribuindo para a inserção da cultura negra nas redes de ensino, e na coordenação de projetos de arte e cultura para as periferias. Foi a primeira secretária Municipal de Reparação, em 2004, e esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia, no ano de 2010. Como atriz, participou de filmes como Capitães da Areia, de Cecíclia Amado, Pau Brasil, de Fernando Belens, Jardim das Folhas Sagradas, de Pola Ribeiro, A Guerra de Canudos, de Sérgio Rezende, e A Idade da Terra, de Glauber Rocha. Atualmente, Arany é diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia (CCPI), cargo que exerce desde 2011.

A entrega do Troféu Mário Gusmão acontece na sexta-feira, 22 de novembro, às 19h, no Auditório Zumbi dos Palmares, no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, município de Cruz das Almas.

Deixe aqui seu comentário: