Dia Nacional das Baianas de Acarajé - EddBala Entretenimento

Dia Nacional das Baianas de Acarajé - EddBala Entretenimento

Edd Bala

blog

Dia Nacional das Baianas de Acarajé

Na próxima segunda-feira (25), é comemorado o , e para homenagear essa data, o Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, preparou uma programação especial.

Considerada um símbolo histórico do Estado, a baiana de acarajé teve seu trabalho reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005. Em 2009, foi inaugurado o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída no Centro Histórico de Salvador.

Em celebração ao dia, durante a manhã será realizada uma Missa na tradicional Igreja do Rosário dos Pretos. Após isto, o cortejo do Afoxé Filhas de Gandhy, saindo da Igreja, segue pelas ruas do Pelô em direção ao Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, onde durante a parte da tarde acontecem apresentações musicais com muito samba.

O autêntico som do Grupo Trivial, que tem em seu repertório clássicos de grandes sambistas do Brasil ao longo das gerações, homenageia o Dia da Baiana a partir das 12h30. Mais tarde, às 15h, a cantora Carla Lis resgata sambas inesquecíveis com arranjos novos e ousados. E no fim da tarde, a sambista Gal do Beco vem encerrar a comemoração com um animado repertório composto por canções populares que vem embalando as mais tradicionais festas da Bahia há vários anos.

A festa do Dia do Baiana faz parte da programação do II Encontro das Culturas Negras. O II ECN oferece uma extensa programação durante o mês de novembro em torno dos festejos à Consciência Negra, através das diversas unidades da Secretaria de Cultura. O Centro de Culturas Populares e Identitárias participa com mais de 50 shows e eventos no Pelourinho durante o mês. Confira a programação completa do II Encontro das Culturas Negras no portal da Secult: www.cultura.ba.gov.br .

 

Serviço:

O quê: Cortejo do Afoxé Filhas de Gandhy

Onde: Igreja Rosário dos Pretos ao Memorial das Baianas

Quando: 25 de novembro, às 11h30

Quanto: Gratuito

 

O quê: Grupo Trivial

Onde: Cruz Caída

Quando: 25 de novembro, às 12h30

Quanto: Gratuito

 

O quê: Carla Lis

Onde: Cruz Caída

Quando: 25 de novembro, às 15h

Quanto: Gratuito

 

O quê: Gal do Beco

Onde: Cruz Caída

Quando: 25 de novembro, às 17h30

Quanto: Gratuito

Deixe aqui seu comentário: